SIPAT 2021

SIPAT realizada com sucesso demonstrou o engajamento da equipe com a segurança
SIPAT 2021
Clique nas fotos para ampliar

Entre os dias 21 e 24 de setembro foi realizada a 2ª SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) da Sementes Lazarotto.

Toda a programação foi pensada com muito carinho pelos “cipeiros”, para que pudesse levar a todos os colaboradores, através de palestras, rodas de conversa, distribuição de brindes, maneiras de prevenção e também a conscientização sobre segurança e cuidados com a saúde, gerando em cada um a reflexão de que a integridade física e mental devem ser preservadas dentro e fora da empresa. Todas as atividades contaram com envolvimento efetivo dos colaboradores, organizadores e direção da empresa.

A frase escolhida nesta edição da SIPAT foi “CULTIVANDO SAÚDE E BEM ESTAR”, e todas as palestras foram direcionadas a esse tema. Com a participação da Psicóloga Angela Motta, do Enfermeiro Luis Fernando Reis, do Técnico em Segurança do trabalho Gabriel Jung e da Educadora Física Vanessa Pasturiza foi possível abordar temas de extrema importância para nossa vida, como a importância de consumir água durante a jornada de trabalho, a alimentação saudável com uso reduzido de sal, a importância da prática de exercícios físicos regulares; o prejuízo causado pelo tabaco, drogas e álcool; os cuidados com a higiene durante a pandemia e a importância de todos se vacinarem para a COVID-19 e mesmo vacinados continuarem com os cuidados recomendados; abordagem sobre AIDS e DST’s; a valorização da vida (setembro amarelo); o uso correto dos EPI’s; avaliação dos riscos em cada setor de trabalho e a organização; o Assédio moral no trabalho foi abordado com a exibição de vídeos com profissionais falando sobre o assunto e rodas de conversa para esclarecimentos das dúvidas dos colaboradores.

Em cada palestra uma atividade extra foi realizada: a Psicóloga Angela nos trouxe exercícios e dica de relaxamento e meditação; o enfermeiro Luiz Fernando aferiu a pressão de todos os participantes; já o técnico em segurança mostrou o quanto a organização de um setor pode evitar muitos acidentes, e a Educadora Física Vanessa nos trouxe orientações ergonômicas e alongamentos para serem praticados durante a jornada de trabalho, além de ter “colocado” todos os participantes a realizarem exercícios “cardio” durante sua palestra.

Destacamos a campanha para doação de sangue e medula lançadas durante a SIPAT, “com esse pequeno gesto podemos salvar muitas vidas” destacou a Presidente da CIPA Kellin Padilha.

Uma gincana solidária arrecadou muitos doces para serem distribuídos no Centro de Acolhimento Martinho Lutero e demais crianças carentes no dia das crianças. Os vencedores durante o mês de outubro receberão um prêmio surpresa coletivo.

"A Comissão da CIPA acredita na realização da SIPAT por ser muito importante para a empresa e seus colaboradores. Além de atender uma normativa, os colaboradores podem conhecer um pouco mais sobre sua saúde, receber serviços, palestras com conteúdo relevante para a saúde física e mental", encerrou a Vice-Presidente da CIPA Antonia Sartori.